quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Filme Vida de Inseto uma Organização Mecânica e Orgânica!!



No filme Vida de Inseto fica claro em vários pontos o contraste entre Organização Mecânica e Organização Orgânica, citarei alguns pontos deste para que juntos consigam entender melhor.
No inicio do filme já esta claro que o formigueiro é uma Organização Mecânica pois as tarefas são especificas e padronizadas para cada formiga , porem acontece um imprevisto o formigueiro precisa triplicar sua produção para satisfazer os gafanhotos que viviam aterrorizando todas as frágeis formigas. Eis que surge Flik uma formiga com pensamentos inovadores, que não era levada muito a sério pelos de mais, Flik surge com a idéia que o formigueiro precisava de ajuda de fora para combater os gafanhotos, por não acreditarem no “diferente” e acharem que Flik já estava mais atrapalhando do ajudando aceitam que Flik se ausente, acreditando que estavam se livrando de um estorvo.
Porem Flik estava longe de ser um estorvo, em jornada a procura de ajuda Flik encontra os artistas de um circo, e por um mal entendido acredita que esses são guerreiros e os convida para ajudar o formigueiro, os artistas aceitam, pensando que Flik sabia que eles eram apenas artistas e não guerreiros, agora encontramos no filme o outro lado, a Organização Orgânica, entre os artistas não existia um chefe todos tinham autonomia de fazer o que achasse correto, com isso surgia muitas discussões, pois cada um tinha o seu ponto de vista.
Já no formigueiro Flik descobriu a verdade sobre os artistas, mas não tinha como voltar atrás, e usou seus pensamentos inovadores e convenceu o formigueiro a colaborar com a equipe de artistas que já eram multifuncionais, todos juntos montaram uma encenação para assustar os gafanhotos, obtendo sucesso no final!!!
Podemos ver que uma organização não consegue sobreviver muito tempo sem a outra, e o melhor para todos é um pouco de cada!