sexta-feira, 13 de novembro de 2009

A Maximização do Lucro nas Empresas do Setor: Mineração (Vale x MMX).

Ao longo do trabalho fica evidente que a busca pela maximização dos lucros é uma eterna briga para se produzir mais com o mesmo ou com menos, e, que esta briga esta diretamente relacionada com o planejamento de produção, em suas varias considerações.
Muitas empresas têm elaborado projetos de produção a curto, médio e longo prazo, ressaltando que maximização dos lucros é o pensamento de um resultado em curto prazo. Pois também existe um pensamento de maximização da riqueza, o qual não foi inserido no trabalho que fala sobre o acumulo da riqueza, que consiste no pensamento do resultado em longo prazo. Existem alguns desafios enormes as empresas que competem em um mercado tão dinâmico e atávico, como: Clientes, concorrência e gestão de tecnologia.
Usamos dois exemplos de empresas do mesmo setor (mineração), para mostrar as diferenças encontradas na pesquisa. A empresa Vale mostra uma crescente mesmo com o desaquecimento global do mercado, de um modo geral, isso graças uma sólida e clara política de gestão de produtos, gestão de recursos e investimentos, os quais estão diretamente relacionados à tríade mencionada (Produto, Concorrência e gestão de tecnologia) Produto esta relacionado com cliente, os clientes vêm ganhando mais e mais importância, facilmente observada pelas políticas de qualidade que tanto impulso tiveram nas últimas décadas. Gestão de recursos esta diretamente relacionada à concorrência, hoje, os mercados deixaram de funcionar somente em função do preço, dependendo do nicho a atenção pode estar na qualidade intrínseca, no prazo, no preço ou nas opções que cercam o produto ou mesmo nos serviços que acompanham a venda. Investimento esta amplamente relacionado com tecnologia trata-se de uma sociedade de progresso espantoso (principalmente na micro-eletrônica). As modernas tecnologias e os avanços nos meios de comunicação permitem o gerenciamento de enormes quantidades de informações, e, a algo chamado responsabilidade social, que como já foi citado a Vale tem investido amplamente em projetos sociais. A MMX uma empresa com pouco tempo de mercado tem dificuldades para se manter em um mercado tão antropofágico anunciando a principio o fechamento dê uma de suas minas, isso é reflexo das inadequações as oscilações do mercado que tende a favorecer o mais adaptado e o mais sagaz.
Ficou claro que a maximização dos lucros esta relacionada quantidade produzida versos valor gasto. Mas as estratégias e as decisões tomadas com base neste principio e suas variações é que vão determinar a maximização ou não do lucro.

Competências emocionais do Administrador de Empresas.

O mundo do trabalho vem passando por mudanças significativas ao longo dos tempos. Um tema merecedor de destaque na atualidade é a inteligência emocional no contexto organizacional. Baseado nos princípios desta teoria discute-se ao longo desta entrevista a relevância da educação emocional para as organizações e os benefícios possíveis de serem obtidos pela organização através do investimento no seu recurso mais significativo: as pessoas.
As organizações deixaram de ser vistas como necessariamente racionais. As emoções fazem parte das pessoas e deve-se buscar integrá-las ao racional para a obtenção de resultados. Sendo assim, uma das principais modificações nas organizações é a inserção da educação emocional, que favorece a ampliação dos relacionamentos, cria possibilidades de afeto interpessoal e torna possível a cooperação no ambiente de trabalho.
Com a premissa de identificar e explicar algumas das muitas competências emocionais de um administrador de empresas. Amplamente discutido, afim de, evidenciar e pontuar as características emocionais que deve ter um administrador.

Como podemos perceber as competências emocionais é um meio de você conseguir administrar determinadas situações seja pessoal ou profissional. Cabe a cada um de nós e com as experiências vividas aprimorar essas competências a fim de ter sempre bons resultados buscando sempre o bem-estar.

Conhecendo as emoções podemos conhecer melhor a nós mesmos e também aos outros. Quando soubermos identificar uma emoção saberemos como lidar melhor com a situação em que ela nos coloca, ajudando assim a termos um melhor convívio não só em nossa vida pessoal como em nosso ambiente de trabalho. Lidar com as emoções é como seguir a um antigo ensinamento de Sócrates que diz: “Conhece-te a ti mesmo.”

Google: A fábrica de idéias

Surgida por volta de 1998, fundada por: Sergey Brin e Larrry Page a Google representa as idéias de dois jovens universitários, que mais do que qual quer outra empresa teve um crescimento absurdo em pouco tempo saltando seu patrimônio de 30 mil dólares em 1998 para 165 bilhões de dólares nos dias atuais. Com idéias simples e ousadas a Google é e se mantém entre as empresas mais bem sucedidas dos tempos modernos. Com regras simples tais como: “não sejam maus”, “organize a informação do mundo de forma clara e pratica”, “vamos tornar o mundo um lugar melhor”, a Google consegue manter seus objetivos alinhados ainda hoje anos após o seu surgimento.
Os fundadores da Google sagraram-se tão briosos não só porque suas idéias eram novas, mais porque perceberam logo de cara que seu produto não era a busca, pensaram que era a informação ou organização de informações, que é uma verdade, mais eles evoluíram muito alem disso o que eles perceberam foi que o modelo de receita que eles tinham era brilhante e fundamentalmente novo. Você fornecia o serviço de graça e cobrava pela troca que ocorria por trás, tudo feito em quantias muito pequenas que são multiplicadas bilhões de vezes. É um modelo brilhante porque para o usuário, a lealdade vem do fato de que essa experiência é oferecia de graça. E a Google ganha na venda de anúncios que são claramente eficientes.
Na Google idéias não são discutidas por e-mail, mais sim em uma conversa cara a cara em uma mesa de bilhar, a fim de melhorar as relações interpessoais; na Google até o café da manhã é global tendo refeições étnicas a disposição no cardápio; quem trabalha na Google não paga as refeições. Essa receita se espalhou pelo mundo, com uma simples analise de custo beneficio é possível perceber por que. Digamos que alimentar um funcionário custe ao empregador cerca de 2.500 dólares por ano, considerando a perda de tempo para sair e comer fora ganhos de produtividade são evidentes; comida grátis é um dos maiores benefícios para os empregados, aumenta o apreço dos funcionários pela empresa bem como as horas trabalhadas; alem de contar com excelentes opções de cardápio a Google também se preocupa com a saúde de seus funcionários, mantendo a disposição uma academia de ultima geração aberta 24 horas com direito a massagem; a Google também disponibiliza uma lavanderia para seus funcionários lavarem suas roupas; na Google os funcionários ganham um salário que esta na media do mercado, para completar a renda a Google desenvolveu um sistema de bônus baseado na opinião de outro colegas de trabalho: Quanto mais disponível, eficiente e simpático você for mais você ganha; Um dia por semana cada funcionário Google tem o que eles chamam de 20% de seu tempo para trabalharem em algo importante para si, pode não ser um projeto designado, pode ser algo pelo qual tenham paixão, com essa atitude a Google ganha com aplicativos maravilhosos mesmo que alguns não tenham uma visualização clara de imediato. A Google conseguiu implantar um sistema paternalista muito bem sucedido, ela consegui aplicar e manter as técnicas de gestão de equipes e competências muito bem elaborados para manter seus funcionários motivados e abertos para estarem criando sempre novas idéias.