quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Implicações da contigência estrutural

Uma estrutura organizacional que não deve ser única. Para ser efetiva, a organização deve estar pronta para adaptar sua estrutura aos novos padrões ambientais.

Desta forma, uma organização centralizada parece mais apta para desenvolver papéis determinados e específicos, enquanto uma empresa mais flexível parece mais apta para tarefas descentralizadas.

Essas pesquisas e estudos procuravam compreender e explicar o modo pelo quais as empresas funcionavam em diferentes condições.

Estas condições variam de acordo com o ambiente ou contexto que as empresas escolheram como seu domínio de operações. Em outras palavras, essas condições são ditadas de acordo com o seu ambiente externo. Essas contingências externas podem ser consideradas como oportunidades ou como restrições que influenciam a estrutura e os processos internos das organizações.

Trata-se de uma união entre as escolas clássicas e das relações humanas, já que possibilitavam um movimento contínuo, entre os processos administrativos mecânicos da primeira e a valorização, se assim podemos dizer, do ser humano nas organizações. Assim podemos analisar que tanto os controles formais quanto os informais fazem parte de uma mesma perspectiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário