sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Google: A fábrica de idéias

Surgida por volta de 1998, fundada por: Sergey Brin e Larrry Page a Google representa as idéias de dois jovens universitários, que mais do que qual quer outra empresa teve um crescimento absurdo em pouco tempo saltando seu patrimônio de 30 mil dólares em 1998 para 165 bilhões de dólares nos dias atuais. Com idéias simples e ousadas a Google é e se mantém entre as empresas mais bem sucedidas dos tempos modernos. Com regras simples tais como: “não sejam maus”, “organize a informação do mundo de forma clara e pratica”, “vamos tornar o mundo um lugar melhor”, a Google consegue manter seus objetivos alinhados ainda hoje anos após o seu surgimento.
Os fundadores da Google sagraram-se tão briosos não só porque suas idéias eram novas, mais porque perceberam logo de cara que seu produto não era a busca, pensaram que era a informação ou organização de informações, que é uma verdade, mais eles evoluíram muito alem disso o que eles perceberam foi que o modelo de receita que eles tinham era brilhante e fundamentalmente novo. Você fornecia o serviço de graça e cobrava pela troca que ocorria por trás, tudo feito em quantias muito pequenas que são multiplicadas bilhões de vezes. É um modelo brilhante porque para o usuário, a lealdade vem do fato de que essa experiência é oferecia de graça. E a Google ganha na venda de anúncios que são claramente eficientes.
Na Google idéias não são discutidas por e-mail, mais sim em uma conversa cara a cara em uma mesa de bilhar, a fim de melhorar as relações interpessoais; na Google até o café da manhã é global tendo refeições étnicas a disposição no cardápio; quem trabalha na Google não paga as refeições. Essa receita se espalhou pelo mundo, com uma simples analise de custo beneficio é possível perceber por que. Digamos que alimentar um funcionário custe ao empregador cerca de 2.500 dólares por ano, considerando a perda de tempo para sair e comer fora ganhos de produtividade são evidentes; comida grátis é um dos maiores benefícios para os empregados, aumenta o apreço dos funcionários pela empresa bem como as horas trabalhadas; alem de contar com excelentes opções de cardápio a Google também se preocupa com a saúde de seus funcionários, mantendo a disposição uma academia de ultima geração aberta 24 horas com direito a massagem; a Google também disponibiliza uma lavanderia para seus funcionários lavarem suas roupas; na Google os funcionários ganham um salário que esta na media do mercado, para completar a renda a Google desenvolveu um sistema de bônus baseado na opinião de outro colegas de trabalho: Quanto mais disponível, eficiente e simpático você for mais você ganha; Um dia por semana cada funcionário Google tem o que eles chamam de 20% de seu tempo para trabalharem em algo importante para si, pode não ser um projeto designado, pode ser algo pelo qual tenham paixão, com essa atitude a Google ganha com aplicativos maravilhosos mesmo que alguns não tenham uma visualização clara de imediato. A Google conseguiu implantar um sistema paternalista muito bem sucedido, ela consegui aplicar e manter as técnicas de gestão de equipes e competências muito bem elaborados para manter seus funcionários motivados e abertos para estarem criando sempre novas idéias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário